Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 10

Polenta com lascas de trufa negra

Tão importante quanto a escolha dos ingredientes de um prato, é a escolha do prato da ocasião. 
Numa noite fresca com vários amigos perto, quando eu escolhi passar mais tempo na companhia deles do que na de qualquer pré-preparo, uma polentinha cremosa com lascas de queijo parmesão e de trufa negra, caiu bem demais.
Essa polenta veio da Itália, tem dois tipos de grãos diferentes, o grano turco e o grano saraceno. Acrescentei 400g a 1,5 litros de água. O fogo baixo e a paciência é fundamental pra cremosidade do prato. Depois de uns 40 min mexendo (com uma colher de pau você será mais eficiente), junte 100g de queijo parmesão ralado e uma colher de sopa grande de manteiga extra sem sal (ou de creme de leite fresco), sal e pimenta do reino.
Como tirei as lascas da trufa com uma faca bem afiada (a história de usar um descascador de batatas não deu certo comigo), aproveitei os pedacinhos imperfeitos para colocar num vidro de azeite.
Por cima da polenta, numa tijelinha pra manter o calor, coloco as lascas de um bom queijo parmesão e mais outras das trufas, cheias do cheiro mais exótico que já senti nos últimos tempos.


Depois das entradinhas, que eu conto outro dia, esse prato serviu umas 10 pessoas. E eu não posso deixar de falar, ele é o meu preferido de todos os tempos.


2 comentários:

  1. esse prato me parece um espetaculo, vou aplicar vossa receita

    parabens pelo excelente texto

    Leo Polakiewicz

    ResponderExcluir